profiler-bg

VIII MESA DISCENTE - ATIVIDADE SUSPENSA

Tema: Práticas Sociais e Religiosidade

  • Auditório 100 - Campus Monte Alegre (PUC/SP)
  • Das 13h00 às 17h00

A MESA DISCENTE é uma iniciativa acadêmica criada pelo NEMESS e tem por objetivo promover o debate e a troca de conhecimentos entre discentes e pesquisadoras/es do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social e de outros Programas de Pós-Graduação da PUC/SP.

O evento ocorre desde o segundo semestre de 2013 e vem abordando diversas temáticas:

  1. Direitos, cidadania e movimentos Sociais (2º/2017)
  2. As diferentes visões das práticas  sociais (1º /2017)
  3. Novas Tecnologias de pesquisa: territórios possíveis? (1º /2016)
  4. Serviço Social território (2º/2015)
  5. Políticas Públicas: vida, educação e saúde (2º/2014)
  6. Docência, ética e prática professional (1º/2014)
  7. Serviço Social, raça e relações raciais (2º/2013)

RELIGIOSIDADE

Nem sempre favorecemos reflexões sobre a questão da religiosidade. Entendida como sentimento interior e própria do sujeito singular, a religiosidade é manifestada timidamente, com cautela, por vezes. É propósito desta Mesa abrir espaço para uma conversa sobre a religiosidade no exercício das práticas sociais.

PAINÉIS

1) Ciência das religiões aplicada às políticas públicas.

A Ciência das Religiões emerge no século XIX como uma ciência de caráter teórico baseada em pesquisas empíricas. Nos últimos anos, nasce a ideia de transformar o conhecimento dessa área em saberes aplicados e disponíveis a toda sociedade. Uma das possibilidades é a Ciência das Religiões Aplicada às políticas públicas.

Palestrante: Matheus Oliva da Costa 

Graduado em Ciências da Religião (UNIMONTES-MG), mestre e doutorando em Ciência da Religião (PUC-SP). Coorganizador do Seminário de Ciência da Religião Aplicada (SEMCREA). 

2) Serviço Social, religiosidade e o cumprimento da laicidade.

O tema trata da questão do cumprimento da laicidade no Serviço Social, assim como em outros âmbitos da esfera pública. A laicidade é uma garantia constitucional, no entanto diversas áreas do segmento público, onde também se insere o Serviço Social, denotam a ausência do cumprimento do Estado laico através de signos e ações que contradizem o que está promulgado na CF/88 no tocante a separação entre Estado e Religião.

Palestrante: Silvio Marcio Gomes Oliveira

Mestre em Serviço Social / PUC-SP; Pós-graduado em História / UNIFIEO; Pós graduação em ciência da Religião / PUC-SP; graduação em História / UNIFIEO e Pedagogia / UNINOVE; docente em História e Sociologia.

3) Católicas pelo direito de decidir: ativismo político na internet

Propõe entender o ativismo e militância na internet das ONGs Católicas. O objetivo consiste na defesa dos direitos das mulheres brancas e negras, da comunidade LGBT e demais minorias políticas. Entender também os principais desafios enfrentados pelo grupo em suas práticas sociais no espaço virtual.

Palestrante: Simone Aparecida Jorge

Doutoranda em Ciências Sociais / PUC-SP; Mestre em Ciências Sociais / PUC-SP; graduação em Sociologia e Ciência Política  / FESP-SP; Docente do curso de Serviço Social da Universidade Brasil e do curso de Relações Internacionais do Complexo Educacional Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU.

Inscreva-se em: https://www.facebook.com/events/170812993582488/

Participe!