img-25

Justiça Social e Direito no processo de formação e de trabalho do Serviço Social

  • Autor: Dra. Ana Maria Menezes

Tese de Doutorado defendida no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, no ano de 2016, sob orientação da Profa. Dra. Maria Lucia Rodrigues.

RESUMO

Aproveitando nossa dupla formação, colocamo-nos ao mesmo tempo como sujeito e objeto neste estudo doutoral escolhendo como tema a "Justiça Social e o Direito no processo de formação e de trabalho do Serviço Social”. Assim, estabelecemos como objetivo geral analisar a efetivação dos conhecimentos relativos ao Direito e à Justiça Social na formação do Assistente Social. Como objetivos específicos, analisar os conteúdos relacionados ao aprendizado do Direito e da Justiça Social na formação profissional do Serviço Social; analisar as mudanças curriculares correlatas ao Direito que conformam o curso de Serviço Social desde a criação da primeira escola de formação em nível superior (1936) até a atualidade; e estudar os processos de mudança sócio-históricos que ensejaram alterações na formação do curso de Serviço Social. Nosso propósito consiste em iniciar uma análise mais ampliada sobre os conhecimentos do Direito no Serviço Social contribuindo, desta forma, para um aproveitamento maior desta área de saber. 

A pesquisa que realizamos é de natureza virtual e os resultados permitiram compreender como se dá a instrumentalidade do Direito no Serviço Social. A preocupação central consistiu em estabelecer a relação entre o Direito e o direito que se ensina no Serviço Social apresentando uma proposta de viabilidade para a aproximação teórica e prática na profissão por intermédio do Direito crítico.


 Palavras-chave: Justiça social, Direito, Formação, Trabalho, Serviço Social


Bibliografia:


PARA CITAR ESTA TESE NO FORMATO ABNT:

MENEZES, A. M. Justiça Social e Direito no processo de formação e de trabalho do Serviço Social. Tese (Doutorado) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016, 215 p. Disponível em: < http://www.nemesscomplex.com.br/conteudos?id=25/justica_social_e_direito_no_processo_de_formacao_e_de_trabalho_do_servico_social>. Acesso em: dd mmm aaaa.



Compartilhe:


Comentários